10 Projetos de Sustentabilidade em Portugal
Imagem: SeaRubish2CAP
O Fórum de Sustentabilidade e Sociedade, que se realiza a 11 e 12 de maio em Matosinhos, tem como missão “construir uma sociedade resiliente às alterações climáticas e com menos desigualdades”.
O destaque vai para a presença de Marcelo Rebelo de Sousa e de Muhamed Yunus, Prémio Nobel da Paz Laureate 2006 e Fundador do Grameen Bank, uma instituição especializada em microcrédito que tem apoiado milhares de projetos junto das populações mais desfavorecidas no Bangladesh. Mas a cimeira também conta com a presença de uma comissária europeia, diversos empresários, responsáveis políticos e especialistas em clima, inovação, energia e investimento.
Este Fórum vem confirmar que o tema da sustentabilidade tem vindo a despertar a atenção nos mais diversos setores. Em Portugal, existem alguns projetos muito interessantes que se esforçam por combater o desperdício, promover hábitos mais saudáveis e lutar por um ambiente mais limpo.
10 projetos de sustentabilidade e sociedade desenvolvidos em Portugal
1. Zero Desperdício
O Zero Desperdício tem como objetivo reduzir o desperdício alimentar em Portugal. O projeto incentiva a doação de alimentos excedentes de restaurantes e supermercados para instituições de solidariedade social. O projeto também promove a consciencialização da população sobre o desperdício alimentar e oferece dicas para reduzir o desperdício em casa.
2. Green Cork
O Green Cork incentiva a reciclagem de rolhas de cortiça, um material 100% natural e renovável, O projeto recolhe rolhas de cortiça usadas e transforma-as em novos produtos, como pavimentos ecológicos e materiais de isolamento térmico para a construção civil.
3. Sea4Us
O Sea4Us pretende desenvolver novos medicamentos a partir de compostos encontrados em organismos marinhos. O projeto promove a exploração sustentável dos recursos marinhos, ao mesmo tempo em que procura soluções para doenças crónicas e raras.
4. Viver em Família
O projeto Viver em Família promove a adoção de estilos de vida mais sustentáveis nas famílias portuguesas. Através de oficinas e atividades que defendem hábitos sustentáveis, as famílias entram em contato com novas realidades como o uso de energia renovável ou o consumo consciente de alimentos e a reciclagem.
5. Sustainable Plastics
Assumindo-se como uma Agenda Mobilizadora para os Plásticos Sustentáveis em Portugal, o SUSTAINABLE PLASTICS pretende alavancar a transição do setor para uma economia verdadeiramente circular. A iniciativa assenta sobre três pilares: redução de emissões de gases com efeito de estufa; maior eficiência de recursos e criação de emprego.
6. SeaRubbish2Cap
Outro projeto relacionado com
o mar é o SeaRubbish2Cap, que tem como objetivo a recuperação de lixo plástico recuperado
do fundo do oceano. Paralelamente, pretende criar um sistema de economia
circular em circuito fechado que permita a reutilização deste desperdício em
novos produtos. O resultado será a geração de um impacto ambiental positivo e
económico a todos os intervenientes do
setor marinho-marítimo, desde a pesca à indústria.
7. T(r)ocar & Reparar
O Projeto “T(r)oca & Reparar” quer implementar um espaço comunitário de recolha seletiva de bens, reutilização e reparação para servir a população carenciada e a restante comunidade local.
Promovido pela Junta de Freguesia de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo (Matosinhos), o projeto centra-se na economia circular, prolongando a vida dos bens aliada à sua reutilização, reparação e à sensibilização da população.
8. Projeto Europa
O Projeto EUROPA - Subscrição de Eficiência Energética para Renovações Profundas com Garantia de Desempenho foca-se na eficiência energética de edifícios. Para garantir que o percurso de renovação profunda de edifícios residenciais seja o mais simples possível, é oferecido o serviço de Subscrição de Eficiência Energética. O projeto é dirigido a cidadãos, gestores de edifícios e todos aqueles que contribuem para a renovação do parque habitacional. A «One-Stop-Shop» facilita a coordenação de todos os stakeholders ao longo do processo em 5 países europeus diferentes: Portugal, Inglaterra, Itália, França, Alemanha e Letónia.
9. Eco Sustainable Rail
Produzir travessas de caminhos de ferro sustentáveis a partir de resíduos de plásticos mistos é a proposta do Eco Sustainable Rail. Este projeto valoriza os plásticos mistos, numa abordagem inovadora à economia circular e à simbiose industrial.
O produto desenvolvido agrega uma resposta, aos desafios, da circularidade dos plásticos e ao presente e futuro de uma ferrovia mais sustentável.
10. Habitação A+
Apoiar e sensibilizar os cidadãos para ações que visem a redução dos consumos de energia e de água, sem prejuízo das condições de conforto, é o objetivo do Habitação A+.
O projeto tem uma forte componente ambiental e social. Durante as visitas às habitações é feito o levantamento do tipo de envidraçado e tipo de sombreamento; dos contratos de eletricidade, gás natural e água e respetivos consumos reais; a medição da Temperatura e Humidade Relativa e da Qualidade de Ar Interior; o levantamento dos equipamentos utilizados na habitação, tais como frigorífico, forno, televisões, computadores, aparelhos de aquecimento ou arrefecimentos, entre outros; o levantamento de alguns hábitos de consumo e dicas de melhoria dos mesmos e a análise de indicadores de conforto térmico.
Conheça ainda o Reef, o projeto que cria eco recifes em Portugal.
Já aqui falámos da certificação ACA 4+ dos aeroportos portugueses e sugerimos algumas formas de combater o desperdício alimentar em Portugal.
A preocupação com o ambiente e a sustentabilidade também é importante para nós. Por isso, também abordámos o estado da reciclagem em Portugal.
Através de iniciativas como estas, é possível reduzir o impacto ambiental e criar um mundo mais justo e sustentável para as futuras gerações.
Quer promover algum projeto de sustentabilidade e sociedade em Portugal? Deixe a sua resposta nos comentários abaixo.