Ferryboat elétrico português já navega em Aveiro
Chama-se Salicórnia e é um ferryboat 100% elétrico totalmente fabricado em Portugal. A embarcação integra as operações da AveiroBus, faz a ligação entre São Jacinto, em Aveiro, e o Forte da Barra, em Ílhavo.
O Salicórnia veio substituir a embarcação que era antes responsável pela travessia.
Construído pelo Grupo ETE (que detém a Navaltagus Reparação e Construção Naval), o novo barco emite zero emissões de CO2 e um consumo energético reduzido em 30%, baixos níveis de ruido e vista panorâmica de 360º no piso superior. Tem capacidade para 260 passageiros e 19 viaturas, mais 90% do que a capacidade anterior.
Video: YouTube – Câmara Municipal de Aveiro
O projeto Ferryboat e Sistema de Carregamento representa um investimento de cerca de 9 milhões de euros, co-financiado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo de Coesão, no valor de 2,25 milhões de euros, e pela Câmara Municipal de Aveiro.
“Desenvolvido inteiramente em Portugal, por marcas nacionais, para servir uma região portuguesa”, além de ser o primeiro ferry elétrico da Península Ibérica, como adianta a C.M.A., o Salicórnia foi apresentado na Hannover Messe, a maior feira industrial da Alemanha, no âmbito do projeto “Portugal Makes Sense” da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.
- Conheça as nossas dicas de poupança de energia em casa.
- Já pensou em lançar um negócio numa estação de comboios? Veja estas ideias para empresas em Portugal.
- Saiba também mais sobre empresas tecnológicas portuguesas em destaque nos mais variados setores de atividade.
Tem alguma sugestão sobre este tema? Conte-nos nos comentários ou a partir das nossas redes sociais.