Portugal, um Hub de Tecnologia para a Europa
Imagem: rawpixel.com
A aicep - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal - mostra como o país se está a transformar no novo hub preferido das empresas tecnológicas.
Referindo-se a um artigo assinado pela jornalista Mafalda Freire, do Business.IT, a aicep dá o exemplo de empresas como Mercedes, Volkswagen, PWC, TeamViewer, que têm escolhido Portugal para estabelecer os seus centros tecnológicos.
O artigo menciona ainda a Evolution, Tyson Foods, Mollie, Logicalis Portugal, Natixis, Oracle, Metyis, Wedoit, DS Smith, Manta, Sky, QuintoAndar e Kaizen.
Ao escolherem Portugal, estas empresas tecnológicas tiveram em conta o bom
clima, a facilidade de comunicação, a disponibilidade de talentos qualificados,
a realização de eventos especiais como a Web Summit e os apoios concedidos pelo
Governo ao setor de inovação e empreendedorismo.
Alguns exemplos desses apoios são o Portugal Tech, Tech Visa, Startup Visa e Startup Voucher.
Ver também: centros de aceleração de startups tecnológicas
Não apenas as empresas, mas também os profissionais de diversas áreas, têm escolhido o nosso país para trabalhar. Sabia que, segundo o Airbnb, Portugal é um dos destinos preferidos pelos nómadas digitais?
A implantação das empresas não se limita a uma cidade. “Dada a dimensão do país” podemos encontrar “centros tecnológicos de Lisboa ao Porto, passando por Aveiro, Braga, Coimbra, Fundão, Évora, Portalegre e Loulé, entre outras cidades”.
“As razões para o sucesso nacional são várias, mas será que esta “moda” é benéfica para Portugal e para as organizações e start-ups nacionais?”, questiona a autora.
Questionado pela Business.IT, Gabriel Coimbra, group vice president & country manager da IDC Portugal, defende que Portugal é «considerado o país com a melhor qualidade de vida do mundo para expatriados, o segundo país mais amigável para o investimento estrangeiro e o terceiro mais seguro do mundo, com uma das melhores infraestruturas de comunicação na Europa». O rápido crescimento dos centros de serviços, os custos competitivos, a proximidade geográfica são outras determinantes positivas.
Estes fatores fazem de Portugal um dos “mais apetecíveis para a abertura de todo o tipo de centros, sejam, nearshore, tecnológicos ou de serviços, uma realidade corroborada pelo estudo Business Service Centres in Portugal de 2019 da IDC e da aicep”.
Grupo VW reforçado em Portugal
A abertura do Innovation N Engineering Hub VW da Digital Solutions (VWDS), o novo hub de engenharia da Volkswagen em Lisboa, é o mais recente exemplo desta tendência.
Como explica a jornalista Ana Marcela no suplemento Pessoas do jornal ECO, o centro está instalado no Bairro Alto e acolhe o segundo centro da MAN no país.
“Esse hub da MAN está dentro de um centro do VWGS: o Innovation N Engineering Hub, no Bairro Alto, onde temos diversos serviços que prestamos diretamente à VW ou à VWGS, na casa mãe”, adianta ao ECO João Sousa, managing director da VW Group Services.
Se está interessado neste tema, leia também o nosso artigo sobre nearshoring em Portugal e perceba também o que é o Nearshore Outsourcing e porque é que mais empresas escolhem as tecnológicas portuguesas.
Sobre a aicep
A aicep Portugal Global - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal é uma entidade pública de natureza empresarial vocacionada para o desenvolvimento de um ambiente de negócios competitivo que contribua para a globalização da economia portuguesa.
Tem como missão o aumento da competitividade e notoriedade de Portugal, através da dinamização de investimento estruturante e da internacionalização das empresas portuguesas. Através da aicep Global Parques, a entidade aconselha ainda sobre a melhor localização para projetos de investimento.
Tem alguma sugestão sobre este tema? Deixe o seu contributo na caixa de comentários abaixo.