Ciência Viva no Verão – 2023: inscreva-se já!
As inscrições para o programa Ciência Viva no Verão abrem dia 11 de julho 2023, às 15h. As ações prolongam-se de 15 de julho até 15 de setembro. Prepare-se para um verão cheio de atividades científicas em todo o país!
Do Algarve a Bragança, dos Açores à Madeira, são centenas de ações que envolvem toda a família, dirigidas a diversas faixas etárias, com o intuito de despertar a curiosidade científica e dar a conhecer o que melhor se faz em Portugal a nível de Ciência e Biodiversidade. A maior parte das atividades são de participação gratuita, embora algumas sejam pagas
Em 2023, o foco do Ciência Viva no Verão está nos “Sinais da Natureza”. Uma programação especial dedicada às alterações provocadas pela ação humana no planeta, comissariada pelos investigadores Maria Amélia Loução e Filipe Duarte Santos.
Na organização do programa Ciência Viva no Verão, estão os centros Ciência Viva, instituições científicas, autarquias, empresas e associações científicas de todo o país.
Antes de se inscreverem, os interessados deverão fazer login no MyCienciaViva.
Os participantes podem pesquisar o programa por Distrito ou Região Autónoma, por data ou por tipo de atividade, nomeadamente:
· Agronomia
· Ambiente
· Arqueologia
· Astronomia
· Água
· Áreas Ribeirinhas
· Biodiversidade
· Biologia
· Botânica
· Charcos
· Cidade
· Ciência Viva no Mercado
· Engenharia
· Espeleologia
· Fósseis
· Geologia
· Indústria
· Mar
· Montanha
· Parque Natural
· Património
· Portos
· Praia
· Resíduos
· Rios
· Tecnologia
· Vida selvagem
Nestas ações, será possível observar o Sol ou o céu noturno, a biodiversidade de sapais, florestas e estuários, conhecer a geologia que deu origem à paisagem ou visitar grandes instalações de engenharia.
Fazer azeite, fermentar queijo, conhecer os tesouros naturais de lagoas e albufeiras, matas e serras, entrar em grutas e visitar os locais onde um dia viveram dinossauros são outros exemplos das atividades previstas. Todas as ações são acompanhadas por especialistas nas respetivas áreas, tornando as atividades ainda mais interessantes.
Se a tendência para o turismo científico está cada vez mais forte, esta é uma ótima solução para conciliar férias, momentos em família e aprendizagem lúdica, ainda por cima sem obrigar a viagens longas e caras. Leve a Ciência de férias consigo e regresse ao trabalho mais conhecedor da realidade que nos rodeia!
As dicas do Portugal Actual:
Não se esqueça do protetor solar quando frequentar estas atividades do Ciência Viva no Verão!
Conheça também as tendências de férias dos turistas portugueses e estrangeiros em 2023.
E já ouviu falar de Ciência Cidadã em Portugal? Conheça alguns projetos para os quais pode contribuir.
Gostaria de acrescentar algo? Deixe nos comentários abaixo.