Casaco que produz oxigênio - CO2AT da Azgard9 - com ajuda de empresas portuguesas de design
E se um casaco pudesse produzir oxigénio?
Já todos ouvimos falar da fotossíntese artificial, o processo pelo qual os cientistas tentam imitar a fotossíntese natural através do silício ou do dióxido de titânio.
Há outra abordagem que vai muito além das algas, utilizando muitos métodos químicos diferentes para permitir que o excesso de dióxido de carbono (CO2) libertado pela civilização industrializada seja absorvido e reutilizado como oxigénio (O2).
Azgard9 colabora com duas empresas portuguesas de design, a Stream and Tough Guy e a This is Pacifica.
A Azgard9 é uma empresa paquistanesa que dispõe de laboratório de R&D, i.e. laboratório de investigação tecnológica, que fabrica peças de vestuário de alto desempenho. A SATG apoia nas campanhas de marketing, bem como a This is Pacifica.
O seu último produto, CO2AT , é um casaco que captura CO2 que pode depois ser transformado em oxigénio através de uma reação química utilizando polímeros recicláveis para produzir O2 puro.
Quando o utilizador exala para o dispositivo, as membranas especiais extraem dióxido de carbono e catalisá-lo ao monóxido de carbono.
O monóxido de carbono reage então com água que tem hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio dissolvido no mesmo. Isto forma hidrogénio, que é libertado como um gás, e o subproduto deste processo é criar O2.

A Azgard9 afirma no seu website :
"A primeira vez que o CO2AT é utilizado, demora até 2 horas para que a reação química comece. No entanto, com cada utilização, torna-se cada vez mais rápido, pelo que após alguns minutos, podem ser produzidos entre 12 e 15 litros"
A Azgard9 afirma que apenas com as exalações do utilizador, são produzidos "16 metros cúbicos de oxigénio" o que seria equivalente a "11 horas de fornecimento de oxigénio à razão de 6 litros por minuto".
A empresa também desenvolveu outro produto, Aqua4 , que consiste numa garrafa de água desportiva que absorve CO2 e o transforma em O2.
Agora, só precisamos de inventores como estes que também possam resolver os problemas atuais da humanidade, como a pobreza e a fome..