Portugal cria 30 mil novas empresas em 7 meses
Imagem: rawpixel.com
O barómetro expõe um ciclo mensal de crescimento desde outubro de 2021, com apenas uma quebra no mês de julho (menos 236 novas empresas).
O crescimento é notório em praticamente todos os setores, com destaque para:
· Transportes: 1.228 constituições (+124%)
· Serviços Gerais: 936 constituições (+30%)
· Serviços Empresariais: 582 constituições (+13%)
· Alojamento e Restauração: 551 novas constituições (+25%)
Outros setores, no entanto, registaram descidas a nível de número de novas empresas:
· Retalho (-13%)
· Agricultura e outros recursos naturais (-1,6%).
A empresa analisou ainda os dados comparativamente igual período de 2019, antes de a pandemia alterar por completo o panorama económico. O resultado mostra que as empresas criadas entre janeiro e julho de 2022 ainda não alcança os números de três anos antes, exceto nas áreas de:
· Tecnologias de Informação e Comunicação (onde se regista um aumento de 27%)
· Atividades Imobiliárias (que subiu 18%)
Por outro lado, encerraram no mesmo período 6.815 empresas, o que equivale a menos 2,5% que no período homólogo de 2021. Registaram-se igualmente 962 empresas insolventes (menos 21%).
Exportações crescem em Portugal
Fonte: Informa D&B
Em julho último, a Informa D&B tinha já divulgado os números referentes às empresas exportadoras em Portugal.
Com 36 248 empresas a exportar – quase 3 mil a mais, comparando com 2015 – o país revela um crescimento de exportações contínuo desde 2015, com uma redução de 12% registada no primeiro ano da pandemia.
O estudo da Informa D&B afirma que “estas empresas representam 10% de todo o tecido empresarial e os seus negócios com o exterior totalizam 61 mil milhões de euros”.
São consideradas empresas exportadoras as que cujas vendas de bens ou serviços nos mercados externos representam pelo menos 5% do seu volume de negócios ou mais de 1 milhão de euros no ano.
Diversificar mercados é essencial para as empresas exportadoras portuguesas
Cerca de 43% do volume de negócios das exportações tem origem nos mercados externos. “A diversificação de geografias tem consequências no peso das exportações no volume de negócios das empresas”, considera o relatório. Empresas que exportem para 5 ou mais países alcançam um volume de negócios de 52%, um valor que “desce para metade nas empresas que exportam apenas para um ou dois países”.
De referir que mais de metade (51%) do valor total das exportações está concentrado em 388 empresas de grande dimensão. Mas tal como no restante tecido económico, a grande maioria das exportadoras são microempresas (29 843), responsáveis por 9% do valor total, cerca de 6 mil milhões de euros.
78% das exportações têm origem em:
· Indústrias (indústria de materiais, automóvel e têxtil e moda): 8 982 empresas | +35 mil milhões de euros | 58% do total de exportações
· Grossistas: 13%
· Transportes: 7%
Também lhe poderá interessar:
Vendas
de peixe espada preto da Madeira alcançaram 7.4 milhões de euros em 2020
Gostaria de acrescentar algo? Deixe nos comentários abaixo.