In Memoriam – Portugal 2023
imagem: Rawpixel - Kamisaka Sekka
A perda de algumas pessoas fazem do país um lugar mais pobre. Listamos algumas personalidades desaparecidas em 2023, numa forma de homenagear o seu contributo para a sociedade portuguesa.
Personalidades que perdemos em 2023
Nuno Graciano
Apresentador e empresário, estreou-se em 1994 na TVI com o programa Doutores e Engenheiros. Participou em diversos formatos televisivos, lançou uma empresa de produtos da Serra da Estrela e chegou a ser candidato à Câmara Municipal de Lisboa.
Partiu no dia 7 de dezembro, aos 54 anos, devido a problemas cardíacos.Carlos Avilez
Carlos Avilez ingressou na Companhia Amélia Rey Colaço – Robles Monteiro em 1956 como ator, mas foi o seu talento como encenador que definiu a profissão. Encenou e dirigiu inúmeras pelas no Teatro Experimental do Porto, Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC), Teatro Experimental de Cascais (TEC) e, mais tarde, Teatro Villaret, Teatro São Luís, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional S. João e Companhia Seiva Trupe.
Foi homenageado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique e agraciado com as Medalhas de Mérito Municipal da Câmara Municipal de Cascais, de Mérito Cultural da Secretaria de Estado da Cultura e da Associação 25 de Abril.
Faleceu a 22 de novembro de 2023, vítima de paragem cardiorrespiratória, no Hospital de Cascais.
Sara Tavares
A cantora e compositora foi contar coisas bonitas aos ouvidos dos anjos.
Tinha 15 anos quando ganhou a final da primeira edição do
concurso Chuva de Estrelas. Tornou-se ainda mais conhecida ao ganhar o Festival
RTP da Canção de 1994, com a canção "Chamar a Música".
Em 1996 lança o seu primeiro álbum com os Shout. A partir de então aposta numa vertente de World Music, inovadora no panorama musical português, combinando as suas raízes cabo-verdianas com sons de todo o mundo, na gravação de Mi Ma Bô, Balancê, Alive in Lisbon, Xinti e Fitxadu.
Deixou-nos no dia 19 de novembro, vitima de um tumor cerebral,
com apenas 45 anos de idade.
Pedro Teixeira Duarte
Engenheiro civil, era o segundo dos três filhos do fundador da construtora Teixeira Duarte. Desempenhou vários cargos na empresa até suceder ao pai na liderança, em 1959. Só deixou de ter cargos de gestão aos 90 e sobreviveu até aos 105 anos de idade.
Pedro Teixeira Duarte morreu no passado dia 1 de novembro 2023.
Margarida Tengarrinha
Resistente antifascista e antiga deputada, era militante do PCP desde 1952.
Nasceu em Portimão a 7 de maio de 1928 e participou nas lutas estudantis de 1949 e 1954 em Lisboa, tendo então passado à clandestinidade. Foi membro da direção Universitária do MUD Juvenil.
Margarida Tengarrinha morreu aos 95 anos, no dia 25 de outubro 2023.
Pedro Romano Martinez
Professor catedrático e ex-diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, faleceu aos 64 anos.
Foi autor de diversas obras no domínio do Direito do Trabalho, Direito das Obrigações, Direito dos Seguros e Introdução ao Estudo do Direito. Participou ainda em trabalhos legislativos relacionados com a legislação laboral e o regime jurídico da atividade seguradora em Portugal.
Pedro Romano Martinez morreu a 23 outubro 2023.
Elísio Donas
O músico dos Ornatos Violeta, produtor e instrumentista, era responsável pelo teclado do grupo, acompanhando Manel Cruz (voz), Peixe (guitarra) Nuno Prata (baixo) e Kinorm (bateria). Gravou os álbuns “Cão!” (1997) e “O monstro precisa de amigos” (1999). Gato Morto era o nome do seu projeto individual.
Elísio Donas morreu em Olhão, aos 48 anos, em sequência de uma doença súbita. Foi no dia 28 de maio 2023.
José Manuel Galvão Teles
Advogado, representante de Portugal junto das Nações Unidas, chefe de delegação em diferentes missões de natureza política e económico-financeira, integrou a presidência do Tribunal Internacional para Julgamento dos Crimes do Apartheid e foi membro do Conselho de Estado em Portugal.
A sua intervenção cívica e política começou em 1960, quando foi presidente da Juventude Universitária Católica e do Centro Nacional de Cultura, bem como colaborador da revista O Tempo e o Modo. Também foi advogado de ativistas políticos contra a ditadura.
José Manuel Galvão Teles faleceu a 2 de março 2023, aos 84 anos.
Ruy Castelar
Locutor, ator, realizador de rádio e produtor musical português.
Iniciou a carreira na Radio Club de Angra e passou pela Radio Club Português e Radio Comercial. Participou em filmes como Verdes Anos e algumas novelas da TVI. Recebeu diversos prémios pela locução de programas.
Ruy Castelar faleceu a 3 de março, aos 90 anos.
João Salgueiro
Economista, banqueiro e político, João Salgueiro foi diretor do Departamento Central de Planeamento e presidente do Conselho de Administração do Banco de Fomento Nacional e da Caixa Geral de Depósitos. Foi também presidente da Associação de Bancos Portugueses.
O banqueiro morreu a 17 de fevereiro 2023, aos 88 anos.
Luís Aleluia
Ator, encenador e escritor, ficou conhecido como Menino Tonecas na série da RTP, As Lições do Tonecas.
Fundou com Carlos Alfaiate a empresa Cartaz - Produção de Espetáculos, que trabalhava na descentralização das artes.
Luís Aleluia morreu a 23 de fevereiro 2023.
José Mattoso
Historiador e investigador, era especialista em história medieval portuguesa, história das ordens religiosas e história da aristocracia nos séculos X a XIII. Dirigiu e coordenou uma obra em oito volumes sobre a História de Portugal (1993-1994).
José Mattoso foi diretor da Torre do Tombo entre 1996 e 1998. Ganhou o Prémio Alfredo Pimenta em 1985 e o Prémio Pessoa em 1987.
Nascido em 1933, em Leiria, José Mattoso faleceu a 8 de julho, aos 90 anos.
Teodora Cardoso
Economista no Banco de Portugal e presidente do Conselho de Finanças Públicas.
Fez parte da Estrutura para a Reforma da Despesa Pública e presidiu ao Conselho Diretivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.
Teodora Cardoso faleceu a 9 de setembro 2023, aos 81 anos.
Américo Lopes
O futebolista era conhecido como Guarda-Redes Suicida.
Jogou sobretudo no Futebol Clube do Porto e conquistou um Taça de Portugal, em 1968.
Américo morreu em 22 de setembro de 2023, aos 90 anos.
Veja também: Todos os feriados 2024 em Portugal
Tem algum comentário a fazer? Partilhe ou contacte-nos pelas redes sociais.