Recursos Naturais em Portugal
Fonte: rawpixel
As alterações climáticas, o mau uso dos recursos naturais e a falta de ação dos governos e empresas tem levado a cada vez mais protestos por parte de grupos de jovens e defensores do clima. Lançam tinta a responsáveis e a obras de arte, interrompem conferências, prendem-se com correntes a edifícios governamentais, cortam acesso em estradas, marcham, interpõem ações em tribunal, manifestam-se. E tudo continua igual.
Seja ou não adepto deste tipo de luta pela ambiente, a verdade é que os recursos naturais em Portugal não são suficientes para aquilo que gastamos.
Todos os anos, associações ambientais lançam o alerta: "Se cada pessoa no planeta vivesse como uma pessoa média portuguesa, a humanidade exigiria cerca de 2,9 planetas para sustentar as suas necessidades de recursos".
Estas foram as palavras da Associação Zero no dia 7 de maio de 2023.
“Acabou a era do aquecimento global e começou a da ebulição global”.
Declaração de António Guterres, secretário-geral da ONU, em julho 2023.
A gestão mais sustentável dos recursos ainda tarda em chegar. Não só em Portugal, como em todo o planeta.
Mas quais são, afinal, os recursos naturais de Portugal? Quanto valem e como são explorados?
Segundo o estudo “OS RECURSOS NATURAIS EM PORTUGAL:INVENTARIAÇÃO E PROPOSTA DE UM MODELO GEOGRÁFICO DE AVALIAÇÃO”, assinado por A. Ramos Pereira, J.L. Zêzere, e P. Morgado, do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa podemos distinguir entre:
Recursos Geológicos
Incluem rochas, minérios e depósitos minerais, como parte essencial da economia portuguesa. Esses recursos, em 2000, geraram mais de 800 milhões de euros em receita, com destaque para as rochas ornamentais e industriais.
Recursos Hídricos
Os recursos hídricos sempre foram de grande importância em Portugal, não apenas para o abastecimento público, mas também para a produção de energia hidroelétrica.
Tomando como exemplo uma conta da EDP relativa ao consumo de energia de uma habitação em Portugal, verificamos que a energia hídrica representa atualmente 11,06% da matriz energética atual.
Recursos Biológicos
Os recursos biológicos, incluindo a floresta, desempenham um papel vital na economia e no ambiente de Portugal. ocupando 33% do território continental. A floresta é essencial para a regulação da biodiversidade, proteção dos solos e produção de energia a partir da biomassa.
Recursos Pedológicos
Constituem o suporte dos sistemas agrícolas e florestais. Os solos, como recurso pedológico, têm vindo a ser submetidos a diversos tipos de degradação, como práticas agrícolas desajustadas, rotação de culturas desadequadas, uso excessivo de fertilizantes, desflorestação e remoção da vegetação natural, uso frequente de maquinaria pesada, irrigação não planeada. De referir que a atividade agrícola ocupa 70% do território e utiliza 87% da água consumida.
A este respeito, saiba o que fazer no caso de incêndio florestal.
Recursos Climáticos
Os recursos climáticos, como o vento e a radiação solar, têm sido cada vez mais explorados para a produção de energia renovável.
A energia renovável, incluindo biomassa, eólica e solar, representa uma parcela significativa da produção nacional. A energia eólica será a mais difícil de estudar. Mas sabemos que, por exemplo, contribui com 9,76% da matriz energética de um lar português, demonstrando os esforços para aproveitar os recursos naturais de forma mais sustentável.
Também a energia solar revela grande potencial em Portugal,
devido a um clima favorável e elevados valores de radiação solar.
A aposta em painéis solares e em casas mais sustentáveis é, aliás, uma das vertentes do PRR.
No entanto, ainda existem muitos desafios a superar para garantir um uso mais sustentável e eficiente desses recursos, alinhados com as metas de redução de emissões de carbono e de preservação do meio ambiente.
Exemplo de consumo energético por habitação em Portugal:
· Gás natural 58,17%
· Hídrica 11,06%
· Eólica 9,76%
· Nuclear 8,63%
· Outras renováveis 6,26%
· Cogeração fóssil 4,11%
· Resíduos sólidos urbanos 1,06%
· Cogeração renovável 0,10%
· Carvão 0,87%
“Portugal é normalmente considerado um país parco de recursos”, diz o estudo referido. “Porém, uma análise pormenorizada mostra a existência de diversos recursos insuficientemente explorados ou explorados de forma não sustentável”.
Como é gerada a energia da sua casa ou empresa? Partilhe nos comentários ou contacte-nos pelas redes sociais.