Atenção colecionadores: há nova moeda comemorativa de 5 euros em Portugal
A moeda comemorativa "Miragaia Longicollum" foi lançada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) a 1 de junho de 2023.
A nova moeda comemorativa de 5 euros, denominada "Miragaia Longicollum" já está em circulação em Portugal e deverá ser o principal alvo de colecionadores e curiosos da numismática. A moeda é uma homenagem a um dinossauro da família Stegosauridae, que viveu há 150 milhões de anos, durante o Jurássico superior. O fóssil foi encontrado na freguesia de Miragaia, Portugal, daí o seu nome.
Com um diâmetro de 24 mm e um peso de 9 gramas, a moeda é cunhada liga de cuproníquel e tem uma tiragem limitada de 30.000 exemplares.
Na face principal, a nova moeda apresenta a imagem de um Miragaia em posição frontal com a cabeça e cauda viradas para o seu lado direito, com representação de arvoredo e a indicação da autora na orla esquerda.
No reverso, estão as vértebras do dinossauro encontradas em Portugal dispostas em espiral, com o valor facial e o escudo nacional ao centro. Na orla esquerda, está inscrito "Portugal 2023".
Formada em arqueologia e ilustração científica, Joana Bruno já desenhou outras moeras para a INCM, integradas na série “Dinossauros de Portugal”. Por exemplo, as moedas Lourinhanosaurus antunesi e Dinheirosaurus Lourinhanensis, ambas no valor de 5 euros.
Todas estas moedas foram lançadas pela INCM em cuproníquel com acabamento normal, no valor nominal de 5€, e em versão de acabamento proof em prata com alguns apontamentos de cor, no valor de 65€.
Segundo a INCM, a "Miragaia Longicollum" será muito procurada por colecionadores e amantes da numismática. Também poderá ser utilizada como meio de pagamento legal, mas apenas em Portugal.
Moedas comemorativas promovem história e património
O lançamento de moedas comemorativas insere-se numa estratégia da INCM para promover a cultura, história e património de Portugal através da numismática. As moedas de coleção têm sido bastante procuradas pelos colecionadores nacionais e internacionais, devido à sua qualidade artística e valor simbólico.
Cada país da zona do euro tem o direito de emitir suas próprias moedas comemorativas, e muitas outras foram lançadas ao longo dos anos, com diferentes temas e designs.
Eis alguns exemplos de moedas comemorativas lançadas por diferentes estados-membros:
Moeda de 2 euros
- Aniversário do Tratado de Roma: Emitida em 2007 para comemorar o 50º aniversário do Tratado de Roma, que estabeleceu a Comunidade Económica Europeia.
- Jogos Olímpicos de Verão: Diversos países lançaram moedas comemorativas para celebrar os Jogos Olímpicos de Verão sediados em suas nações, como a Grécia em 2004, a Espanha em 2012 e a França em 2024.
- Aniversário do Euro: Vários países emitiram moedas para marcar o aniversário do euro, como a Alemanha em 2012 e a França em 2019.
- Personalidades históricas: Muitos países homenagearam personalidades históricas em suas moedas, como Leonardo da Vinci (Itália), Johann Sebastian Bach (Alemanha) e Miguel de Cervantes (Espanha).
- Sítios e monumentos: Diversos países emitiram moedas comemorativas destacando sítios e monumentos famosos, como o Coliseu de Roma (Itália), a Acrópole de Atenas (Grécia) e o Castelo de Neuschwanstein (Alemanha).
Leia também o nosso artigo sobre plataformas online de compra e venda em segunda mão a operar em Portugal.
Gostaria de acrescentar algo? Deixe nos comentários abaixo.