Portugal Actual

Notícias, Eventos e Personalidades
  • Blog
  • Início
  • Sobre
  • Economia Digital

Por que há muito mais britânicos a mudar-se para Portugal?

Setembro 14, 2021 em 11:47 , 1 comentário

O número de britânicos residentes em Portugal aumentou 34,6% entre 2019 e 2020 e em 2021, os números continuam a subir!



Este aumento foi informado pelo controle de fronteiras de Portugal e também pelo serviço de migração, conhecido como SEF, no seu registo anual de Imigração, Fronteiras e Asilo.


A subida, apesar de acentuada, não foi um choque completo; a população britânica em Portugal tem vindo a aumentar lentamente nos últimos anos. Assim, a percentagem de britânicos que se deslocam para Portugal subiu de 16% em 2017 para 18% em 2018.

No entanto, e se o Brexit não for o único fator por trás do salto meteórico, então o que mais está aparecendo? 

As obrigações fiscais mais baixas de Portugal, o custo de vida menos oneroso e também a flexibilidade de movimento com outros países europeus podem ser aspectos contributivos.


Códigos de impostos RNH


Entre os atrativos significativos para expatriados britânicos estão os códigos fiscais de residência não habitual (RNH) de Portugal. Os imigrantes com ocupações específicas podem qualificar-se para o estatuto RNH, bem como tirar partido de consideráveis isenções fiscais nos primeiros 10 anos de residência portuguesa.

Uma grande vantagem do RNH para os estrangeiros é a capacidade de viver em Portugal como um local, sem pagar obrigações fiscais sobre os lucros obtidos no estrangeiro (tais como ganhos de financiamento e também trabalho).

Além disso, os deportados são omitidos dos preços básicos da obrigação do imposto progressivo sobre a receita em Portugal. 

Isso indica que os estrangeiros pagam uma taxa nivelada de 20% sobre os seus ganhos, em vez de uma taxa de 48%.


Devido à sua introdução em 2009, a recompensa da obrigação tributária do RNH aumentou o preço da obrigação tributária sobre a receita do plano de pensão internacional. A taxa aumentou de 0% para 10%, no entanto, permanece visivelmente mais baixa do que vários outros países, incluindo o Reino Unido.


Acessível para viver


Portugal é o país mais barato para se viver na Europa Ocidental, o que o torna extremamente popular entre os britânicos que procuram uma vida no estrangeiro. 


O preço mensal regular estimado de vida para uma família de 4 pessoas é de cerca de EUR 2.869 (₤ 2.464) e para um solteiro é de EUR 1.424 (₤ 1.223). 


Isso torna Portugal cerca de 30% mais barato para residir do que no Reino Unido.


O reduzido custo de vida de Portugal, aliado a uma redução da carga fiscal sobre as pensões internacionais, torna-o um destino favorável para os reformados. Portugal está um pouco à frente do Reino Unido em termos de longevidade.

De acordo com a última informação do THAT divulgada em 2020, a esperança de vida dos portugueses situa-se na 23ª posição mundial, estando o Reino Unido a duas localidades atrás, na 25ª. A idade média dos homens é de 78,6 anos e também de 84,4 anos para as mulheres.


Estilo de vida familiar


Portugal também é uma região atraente para os membros da família que estão pensando em se mudar para longe de casa. 

O país dispõe de vários colégios internacionais voltados principalmente para expatriados. A maioria deles existe dentro e ao redor de locais como Lisboa, Porto e litoral do Algarve.


Em cidades como Lisboa, as crianças entre os quatro e os 12 anos obtêm 50% de desconto nos bilhetes de comboio - as crianças com menos de quatro anos viajam de graça. 

Além disso, dificilmente os museus cobram um custo de acesso aos jovens e também os restaurantes oferecem porções infantis a preços acessíveis.




Os residentes também desfrutam de 12 feriados nacionais a cada ano e os membros da família se beneficiam de temporadas quentes de verão e também de alimentos de boa qualidade.



Localização com acesso ao Espaço Schengen


Para os cidadãos do Reino Unido que gostam de viajar e também de flexibilidade de movimento entre as nações, a parceria de Portugal com o Espaço Schengen pode ser atraente.

Estabelecido em 1995, o Espaço Schengen refere-se a 26 nações europeias que aboliram os controles de fronteira e de passaporte em suas fronteiras compartilhadas. Os residentes desses países podem cruzar as fronteiras sem a necessidade de uma chave ou visto.

Dado que deixou a UE em janeiro de 2021, os residentes do Reino Unido foram realmente atingidos por restrições de viagem para muitos países europeus. 

Os britânicos que desejam fazer uma viagem aos países da UE por mais de 90 dias em um período de 180 dias podem atualmente exigir um visto para fazê-lo. 

A estratégia descontraída de Portugal de fazer uma viagem com seus vizinhos pode ser a resposta para os britânicos, propensos à febre de cabine.


Percebe agora o porquê do grande aumento de britânicos a residir em Portugal?


1 comentário - Por que há muito mais britânicos a mudar-se para Portugal?

Joana Vale - Setembro 18, 2021 em 4:41
Bom tempo, simpatia dos portugueses, boa gastronomia, bons vinhos, boas praias, bons campos de golfe, melhor qualidade de vida a preços convidativos e ainda os incentivos fiscais. O que mais?!?

Deixar uma resposta







Publicações recentes

  • Periferias e Margem Sul de Lisboa aceleram valorização imobiliária em 2022
    28 Mar, 2022
  • Navigator aposta no mercado das embalagens.
    14 Dez, 2021
  • Engenheiros portugueses participam no projeto do maior telescópio espacial da NASA
    29 Nov, 2021
  • A importância dos sacos personalizados no teu negócio!
    23 Nov, 2021
  • Web Summit fica aquém do esperado.
    11 Nov, 2021
  • BILITI Electric entra em Portugal e quer investir 20 milhões de euros na Europa.
    10 Nov, 2021
  • Sacos de papel, o alerta para a reciclagem.
    29 Out, 2021

Sobre o PortugalActual 

Informação atual sobre negócios, eventos e outros temas relevantes que acontecem ou estão relacionados com Portugal e os portugueses.

  • Blog
  • Economia Digital
Site Desenvolvido pela agência SitesCaracol.com    |   Google Feedburner